Download Free Designs http://bigtheme.net/ Free Websites Templates

Laboratório do NASPP / FIPMoc recebe, pela 7ª vez, o certificado de qualidade excelente do PNCQ

Pela sétima vez consecutiva, o Laboratório de Análises Clínicas do Núcleo de Atenção à Saúde e Práticas Profissionalizantes (NASPP) recebeu o certificado e a placa de qualidade “EXCELENTE” do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ).

De acordo com o responsável técnico pelo laboratório, Ms. Geraldo Edson Guerra Júnior, o conceito de excelência tem definição nas determinações das amostras-controles enviadas para avaliação da qualidade externa do laboratório do NASPP. “Pelo sétimo ano consecutivo conseguimos manter o padrão de excelência”, comemora. 

O PNCQ é um programa de qualidade que é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), em nível nacional, que avalia laboratórios conveniados nas análises que realizam em sua rotina.  Hoje, o PNCQ é o maior Provedor de Ensaio de Proficiência, atendendo hoje mais de 3,5 mil laboratórios em todo Brasil e alguns laboratório de países da América do Sul, sendo que representa o Brasil em diversas associações científicas internacionais.

Como Funciona a avaliação do PNCQ

É enviado mensalmente de um KIT CONTROLE PNCQ que irá avaliar o Controle Externo da Qualidade ou Ensaio de Proficiência, os laboratórios recebem questionários e amostras para realizar analises, os resultados são avaliados pelo PNCQ, sendo avaliado a precisão e exatidão dos métodos e repostas aos questionários, ao final do período de um ano é atribuída uma nota final, esta nota classifica os participantes em vários níveis, sendo Excelente o nível máximo.

“Isso demonstra o valor com que os processos são realizados no laboratório do NASPP, garantindo resultados confiáveis para os pacientes atendidos, que vem de encontro com as diretrizes da FIPMoc que é a excelência em qualidade de ensino”, explica Geraldo Edson.