As atividades complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Representam, portanto, um conjunto de oportunidades de aprendizagem ofertada ao estudante, constituindo-se em seminários, conferências, jornadas e congressos oferecidos aos estudantes em cada semestre letivo.Podem ser ainda resultantes do aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, mediante estudos e práticas distintas, monitorias, estágios, programas de iniciação científica, programas de extensão, estudos complementares e possuem um regulamento próprio.

A UNIFIPMocrealiza Encontros Científicos em forma de seminários, congressos, fóruns e simpósios. Tais eventos representam oportunidade de desenvolvimento científico com maior ou menor grau de interação, segundo os interesses dos estudantes nos temas abordados e a carga horária de cada evento pode ser utilizada pelo aluno para complementação das horas de atividades complementares.

•As atividades complementares deverão ser realizadas, pelos acadêmicos, ao longo de todo o curso perfazendo um mínimo de horas definido por cada curso.
•O Manual de Atividades complementares está disponível em cada coordenação de curso.