às 18:28:00

1º Congresso Brasileiro de Medicina

Evento contou com palestrantes de renome nacional e internacional da medicina, e a presença de autoridades, convidados e congressistas de várias instituições da região.

Leandro Karnal no 1º Congresso Brasileiro de Medicina em Montes Claros/MG

O Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc Afya), em parceria com a Santa Casa de Montes Claros, realizou nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2022, no Portal Eventos, o 1º Congresso Brasileiro de Medicina da região, realizado em conjunto pelas duas instituições.

Na quinta-feira (20), a abertura do congresso contou com mais de 800 pessoas entre autoridades, convidados e congressistas para assistirem a palestra do professor, historiador, doutor pela Universidade de São Paulo e escritor, Leandro Karnal. Karnal abordou com bom humor e brilhante reflexão a carreira médica em um futuro que começa hoje, dando destaque a necessidade de ser gostar de cuidar de gente.

No 2º dia de evento, muitos dos palestrantes eram esperados com ansiedade pelo público. Entre alguns deles, podemos citar o Prof. Dr. José Armando Mangione, cardiologista intervencionista, que abordou o Implante Transcateter de Válvula Aórtica, uma modalidade inovadora de tratamento, menos invasiva em relação a cirurgia cardíaca convencional, acompanhado na mesa-redonda pelos médicos cardiologistas da Santa Casa, Dr. Daniel Ramos, Dr. Geraldo Alcântara e Dr. Gustavo Monteiro.

O médico psiquiatra forense, Dr. Guido Palomba, também muito esperado pelo público médico e mesmo juristas e acadêmicos de outras áreas, não só pela sua larga experiência em medicina legal, mas também pelas inúmeras publicações no tema, e além de atuar em casos de repercussão nacional, como o do Maníaco do Parque e o da família Pesseghini, assassinada pelo filho adolescente, não pode comparecer presencialmente, mas foi brilhante via videoconferência diretamente de São Paulo/SP.

Durante todo o evento, o tema da Carreira Médica foi destaque. No sábado (22), o assunto foi contemplado com as contribuições das médicas, Dra. Fernanda Nichelle, Dra. Regina Vasconcelos e Dra. Flavia Ju que abordaram habilidades, ferramentas para o exercício da profissão médica e dicas para o equilíbrio com a vida pessoal.

Trabalhos Acadêmicos

Ainda na sexta-feira (21), mais de 150 trabalhos acadêmicos foram apresentados pelos congressistas durante o evento. A premiação ocorreu no sábado, tendo como destaque os resumos intitulados:

1. PREVALÊNCIA DO USO DE CIGARRO ELETRÔNICO E FATORES ASSOCIADOS
Autores: José Felix Figueirêdo, Mariana Fernanda Pereira Martins Silva, Arthur Teixeira Godoi, Vitoria Souza Revert Borborema, Hallyssonn Cássio Mendes Oliveira, Lincoln Lamec Rodrigues Rocha e Josiane Santos Brant Rocha (Pesquisadores UNIFIPMoc).
2. PIORA DA FRAGILIDADE E VULNERABILIDADE EM IDOSOS HIPERTENSOS COMUNITÁRIOS E FATORES ASSOCIADOS: UM ESTUDO LONGITUDINAL
Autores: Isabella Ribeiro Gomes, Yasmim Nicolle Barbosa De Freitas, Jair Almeida Carneiro, Marianne Silva Soares, Fernanda Marques da Costa, Jaciara Aparecida Dias Santos, Isadora Vasconcelos Afonso Gomes (Pesquisadores UNIFIPMoc e Unimontes).
3. PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AOS SINTOMAS DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
Autores: Viviane Maia Santos, Ronilson Ferreira Freitas, Gabriel da Silva Mártires, Daniel Brendon Melo Henriques Seabra, Eryka Jovânia Pereira, Angelina do Carno Lessa e  Josiane Santos Brant Rocha (Pesquisadores UNIFIPMoc, UFAM e UFVJM).

O que vem por aí?

Com caráter técnico-científico, destinado a médicos, acadêmicos e profissionais da área de saúde que buscam atualização profissional e evolução de carreira, a proposta foi trazer temáticas multiprofissionais da área, com um ambiente inovador, voltado para a troca de experiências e a promoção de conhecimento através de palestras, debates, discussões sobre grandes temas da Medicina. E a promessa é que em 2023 teremos uma nova edição.

Em seu discurso de abertura, o reitor da UNIFIPMoc Afya, Prof. Marcelo Chaves, destacou a relevância do evento para a comunidade médica e acadêmica: “Ainda somos uma região carente de eventos como este, que fomenta a busca pela inovação e pela tecnologia como instrumentos para oferecer saúde de qualidade, de promover uma educação transformadora, que forma profissionais ainda mais preparados e com olhar para o novo. No nosso objetivo é fazer do Congresso Brasileiro de Medicina um evento tradicional do calendário da área de saúde do Norte de Minas!”

Acesse todas as fotos no botão abaixo:

Fonte: