às 17:22:00

EcoFIP

Campanha estimula atitude ética e inteligente sobre o meio ambiente dentro e fora da UNIFIPMoc.

O Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) lançou nesta quinta-feira (01), a Campanha EcoFIP. O objetivo da campanha é conscientização sobre as necessidades de ter uma atitude ética e inteligente sobre a utilização dos recursos naturais e o acúmulo de resíduos sólidos no meio ambiente, tanto dentro como fora da Instituição.

A UNIFIPMoc sugere que, os alunos e colaboradores evitem de fazer o uso de copos descartáveis e adotem a utilização de copos reutilizáveis e retornáveis no seu dia a dia. É importante lembrar que esses utensílios não devem ser compartilhados.

Além, da proposta de reduzir o consumo desenfreado de copos descartáveis, incentivando o uso de recipientes reutilizáveis, a campanha traz outras dicas como o uso consciente da energia elétrica. Cartazes espalhados pela instituição estimula o desligamento de aparelhos eletrônicos em pausas longas no trabalho e o uso adequado do ar-condicionado, com portas e janelas fechadas. Lembretes para que se aproveite melhor a luz natural também foram afixados.

Você sabia?

Uma das desvantagens do copo descartável é o material do qual é feito. Ele é o vilão do meio ambiente. Provenientes do refinamento do petróleo, os copos descartáveis plásticos são feitos a partir de uma de suas frações, a nafta, substância líquida muito parecida com a gasolina. A fabricação de copos de plásticos provoca a emissão de CO2 e de outros gases responsáveis pelo desequilíbrio do efeito estufa, uma das formas de contribuição humana para o processo de aquecimento do planeta.

Os copos descartáveis são apenas um exemplo do que usamos diariamente e que pode contribuir para os problemas ambientais. Cerca de 80% da poluição dos oceanos é derivado de plástico segundo a ONU e isso indica que temos que melhorar muito em nossas atitudes em relação ao uso do plástico em nossa rotina.

Fonte: