às 11:40:00

I Encontro de Secretários Municipais de Meio Ambiente

Liga Acadêmica de Direito Ambiental apoia evento no Parque Estadual da Lapa Grande

Membros da LADA

A Liga Acadêmica de Direito Ambiental - LADA, coordenada pela professora do curso de Direito da UNIFIPMoc, Profa. Lara Gabrich, está neste 21 de setembro de 2022, uma data especial em que se comemora o Dia da Árvore em todo o território nacional, apoiando e participando do I Encontro de Secretários Municipais de Meio Ambiente, evento realizado pela CODANORTE - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável, que está sendo realizado no Parque Estadual da Lapa Grande, unidade de conservação estadual.

A programação envolve atividades coletivas de debate e discussão de casos que permeiam o dia a dia e os desafios ambientais enfrentados pelos Municípios na consecução das metas legais e dos objetivos de preservação e promoção da qualidade de vida das populações para demonstrar as potencialidades dos municípios na promoção de um ambiente equilibrado e sustentável previsto na Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA).

Com o objetivo é proporcionar um momento de interação e troca de conhecimentos e experiências entre os gestores municipais, além de sensibilizar os gestores quanto à importância das áreas verdes municipais na parte da manhã, o Lançamento e a Assinatura do Termo de Adesão dos Municípios para a realização da segunda atividade prática do Programa de Educação Ambiental Outro Norte que é o Pegada Ambiental Norte de Minas.

O Termo prevê a doação de 60 mil mudas de árvores nativas que serão plantadas simultaneamente em novembro, com participação de 29 mil crianças das escolas municipais das cidades envolvidas.

A LADA e o Centro de Intercâmbio e Simulação Jurídica – CISJur, ainda aplicaram uma simulação de problemas socioambientais aos prefeitos e secretários de meio ambiente de mais de 40 municípios do Norte de minas, a fim de estabelecer Plano de Saneamento Municipal e demais medidas de intervenção nas cidades.

Confira a programação desta tarde:

12:00 às 14:00 - Almoço e plantio comemorativo de mudas nativas no PELG

14:00 às 14:20 - Palestra com o Dr. Elder Barbosa, Mestre em Direito Ambiental, com o tema Principais Instrumentos Normativos Ambientais

14h20 às 14h50 - Palestra com o Dr. Fátima Procópio Diretora Técnica da 1ª Brigada de Combate Voluntário a Incêndios Florestais e Rodrigo Belo BH Coordenador de Prevenção a Incêndios, com o tema Importância da Prevenção de Incêndios Florestais.

14h50 às 15h10 - Palestra com Maria Helena Almeida, Arquiteta e Urbanista com o tema Cidade x Natureza sob a Ótica da Arquitetura

15:20 - Trilha para conhecer o Parque Estadual da Lapa Grande


Fonte: