WhatsApp UNIFIPMoc

Colorindo o mundo de verde com o maior plantio coletivo de mudas em Montes Claros.

MAIOR PLANTIO COLETIVO DE MUDAS DE MONTES CLAROS: Pegada Ambiental 2021

No dia 7 de novembro, pela manhã, ocorreu o maior plantio de mudas de árvores típicas do cerrado vão cobrir a parte esquerda do grande lago do Parque Municipal Paulo Ribeiro, que a Prefeitura está construindo no bairro Belvedere, a oeste da cidade, no prolongamento dos bairros Delfino Magalhães e João Alves. Foram plantados mais de 3.300 exemplares nativos do cerrado, doados pelas empresas e indústrias apoiadoras.

A iniciativa é fruto de projeto nascido no Talk Pegada Ambiental, realizado nos dias 21 e 22 de setembro passado. Esse evento, idealizado pelo engenheiro ambiental Pedro Bicalho Maia, com a organização científica coordenada pela professora Lara Gabrich, mestre em Direito Ambiental e professora do curso de Direito da UNIFIPMoc, teve como objetivo evidenciar o conhecimento técnico-científico da defesa do meio ambiente. O evento mostrou, ainda, a função das árvores, enquanto tecnologia viva de controle de temperatura, purificação do ar e redução dos efeitos do aquecimento local e global. O referido conclave contou ainda com o apoio da Liga Acadêmica de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - LADA/UNIFIPMoc, através do engajamento dos universitários.

Partindo para a ação efetiva do movimento, para além das discussões científicas, foi realizado o maior plantio de mudas na cidade, envolvendo mais de 3 mil mudas de plantas originárias do cerrado mineiro. O local escolhido foi o Parque Municipal Paulo Ribeiro, localizado no bairro Belvedere. Para o secretário municipal, Sóter Magno, a população daquele bairro e adjacentes passará a contar com um maravilhoso espaço de lazer, além de contribuição do logradouro para o meio ambiente da cidade.

Participaram deste projeto, além da Suporte Ambiental e do curso de Direito da UNIFIPMoc: Prefeitura de Montes Claros, Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, o IBAMA - PREVFOGO, Instituto Estadual de Florestas -IEF,  Brigada 1 de Combate a Incêndio Florestais, Associação dos Engenheiros Ambientais do Norte de Minas - AEAM-NM, Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental – FNEAS, Somai Alimentos, Lafarge Holcim, Via Solo Engenharia Ambiental S/A, Novo Nordisk, Instituto Alpargatas, Cimento Montes Claros, Geocycle, Blaite - MKT Inteligente, OVIVE, Arboriza Moc e Verdear Ambiental.

O evento Pegada Ambiental 2021 contou com a participação de quase 300  pessoas e famílias, o que foi de grande importância para que o evento carregasse um significado ainda mais profundo e incentivasse um legado duradouro, perpetuando hábitos sustentáveis e de grande valor para o meio ambiente e a comunidade. Giselda, mãe de Ana Luiza, uma das alunas da UNIFIPMoc, falou sobre a importância do que estava acontecendo: “Vim junto da Ana, acredito que seja algo para o futuro, pois quando ela tiver os filhos dela poderá trazer para também dar essa valorização, e dizer: um dia eu estive aqui com minha mãe e nós valorizamos esse espaço e queremos que a nossa cidade fique cada vez melhor!”

Clique aqui para conferir as imagens do evento

Montes Claros, 11/10/2021