Ouvidoria

Fala FIP!

A Ouvidoria é um órgão estratégico, constituindo-se em poderoso instrumento para a transformação institucional permanente, favorecendo mudanças e ajustes em suas atividades e processos, em sintonia com as demandas da sociedade, ou seja, um caminho efetivo na busca da qualidade, da transparência e da cidadania.

Além da atividade rotineira do setor, como os atendimentos pelo telefone ou e-mail, a ouvidora realiza, ainda, atendimentos pessoais e encaminhamentos diversos, fortalecendo assim, a cidadania.

Funções da Ouvidoria
  • Receber, analisar, encaminhar e responder ao cidadão/ usuário suas demandas.
  • Fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão.
  • Garantir ao cidadão o direito à informação; facilitar as interlocuções entre os pares da Instituição
  • Ouvir as reclamações, denúncias, elogios, solicitações, sugestões ou esclarecer as dúvidas sobre os serviços prestados.
  • Receber, analisar e encaminhar as manifestações dos cidadãos aos setores responsáveis.
  • Acompanhar as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o cidadão informado.
  • Responder com clareza as manifestações dos usuários no menor prazo possível.
  • Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, transparente e objetiva, procurando sempre facilitar as informações.
  • Agir com transparência, clareza e mostrando limites e possibilidades
  • Exercer suas atividades com independência e autonomia, buscando a desburocratização.
  • Apoiar e orientar tanto os acadêmicos quanto a comunidade acadêmica no fortalecimento da interlocução entre teorias e projetos comunitários no sentido de manter uma interdisciplinaridade entre ensino, pesquisa e extensão.
  • Respeito, sigilo e encaminhamentos de acadêmicos para orientações psicológicas, quando necessário.

Simplifique!

Fale com a gente:

Enviar e-mail